17/05/2011

Mitos e verdades sobre unhas e dicas para deixá-las bem cuidadas



Inverno é o período do ano mais propício ao surgimento de problemas nas unhas

Toda mulher deseja aquela unha bonita e bem cuidada, com uma aparência saudável e que não seja quebradiça e nem fique com aquelas manchinhas brancas.

Usar as cores de esmaltes da moda e não ficar de fora das tendências, a beleza das unhas com certeza faz parte do conjunto da beleza feminina.

E não só as mulheres que se rendem ao trabalho das manicures, os homens cada vez mais estão criando o habito de fazer as unhas, que é sem dúvidas um ato extremamente saudável.

Apesar de parecer ser uma missão fácil, cuidar das unhas pode se tornar uma tarefa complicada quando começam a surgir as dúvidas, confira aqui alguns dos mitos e todas as verdades que as pessoas dizem sobre como cuidar das nossas unhas.

Um famoso ditado diz que a saúde começa pela boca.

O que pouca gente sabe é que ela também passa pelas unhas dos pés e das mãos.

Mais do que um símbolo de beleza, unhas bem cuidadas são o cartão de visitas de qualquer pessoa.

Para desempenhar funções tão importantes, além dos zelos estéticos, é preciso ficar atento para mantê-las saudáveis.

Um ferimento mal tratado pode ser a porta de entrada para fungos, bactérias e até vírus. Mas com um pouco de atenção não é difícil preservar a saúde das mãos e das unhas.

Muita gente acha que as unhas não têm vida e que não servem para nada, mas elas são a extensão dos nossos dedos e são muito úteis. As unhas sempre vêm à frente.

Quando batemos o pé em algum lugar, por exemplo, são elas que primeiro sofrem o choque.

Os mitos

Quem pensa que para elas crescerem fortes e saudáveis é importante ingerir leite e outras fontes de cálcio está enganado.

As unhas não são ossos, nem são feitas de cálcio.

A unha é feita basicamente de proteínas.

Assim, quem quer promover o seu crescimento deve comer carne e outros alimentos proteicos, além de fontes de vitaminas do complexo B e as hortaliças verdes.

Desse modo, quem quer mantê-las resistentes deve apelar mesmo é para o arroz, os cereais.

O excesso de esmalte pode ser a causa do enfraquecimento das unhas, que ficam rugosas e apresentam estrias verticais em sua superfície. Os especialistas afirmam que, para evitar esse tipo de problema, é importante deixá-las ao natural pelo menos uma semana por mês.




Os perigos do inverno

O inverno é o período do ano mais propício ao surgimento de problemas nas unhas.

As baixas temperaturas provocam ressecamento e os fungos atacam com mais frequência.

Nessa época as pessoas usam calçados fechados e isto facilita a proliferação de fungos

Muitas vezes as pessoas usam um mesmo sapato por vários dias seguidos; ou calçam aquela bota que ficou guardada no armário durante o ano todo sem higienizá-la antes.

Isso é o primeiro passo para adquirir algum problema.

Antes de utilizar algum calçado, as pessoas precisam higienizá-lo com álcool 70% e, de preferência, deixá-lo no sol por um ou dois dias.

Além disso, só deveriam calçar meias feitas de algodão, que absorvem o suor do pé, e trocá-las a cada seis horas.

Outro ponto importante é não utilizar um par de sapatos por mais de um dia seguido, sempre que possível alternando com sandálias e outros calçados aberto.

Se qualquer problema surgir, é importante recorrer ao profissional certo.

O médico deve sempre ser consultado.

Porque assim ele poderá dizer se o caso é apenas uma pequena lesão, um fungo, bactéria ou vírus, ou um problema mais sério como câncer, que também pode atingir a superfície das unhas.

Descoberto o problema, o profissional de saúde pode encaminhar o paciente para outro médico ou para uma podóloga, que efetuará o tratamento de unhas encravadas ou contaminações.

As manicures devem atender unicamente tratamentos de higienização e estéticos.

As pessoas nunca devem fazer qualquer tratamento invasivo, ou seja, que perfure a superfície da pele, em salões de beleza, já que estarão expostas à contaminação de doenças.

É verdade que não devemos retirar a cutícula?

Verdade. Apesar de ser um hábito das mulheres, a cutícula é a barreira natural da unha contra os agentes infecciosos. NÃO DEVE SER RETIRADA. A recomendação é deixar sempre as unhas bem cortadas, hidratadas e empurrar a cutícula com uma espátula, tomando os devidos cuidados.

Pintar as unhas com freqüência as estraga?

Verdade. O esmalte agride a unha, é um produto químico que atua sobre ela e a desgasta. O ideal é sempre deixar as unhas descansarem pelo menos por uma noite..

É verdade que às vezes as unhas absorvem o corante do esmalte?

Verdade. Algumas unhas são muito porosas e ao aplicar esmaltes com maior concentração de pigmentos eles podem ficar retidos na unha dificultando sua remoção. Para reduzir este efeito aplique sempre uma base de boa qualidade antes da esmaltação.

É verdade que as unhas quebram mais no verão?

Mito. Nessa época as unhas ficam mais úmidas, dando impressão de estarem mais frágeis e moles.

Aquela massinha que cresce debaixo da unha é sujeira?

Mito. A massinha que muitas mulheres mandam a manicure extrair é aquilo que a mantém presa ao dedo. Retirando-a deixamos totalmente desprotegida

Cortar as unhas na lua crescente faz com que elas cresçam mais?

Mito. A lua não interfere em nada.

Lixar as unhas enfraquece?

Mito. Unhas bem lixadas ajudam a evitar que elas quebrem e lasquem.

O esmalte claro seca mais rápido do que o escuro?

Mito. Todos demoram por volta de 3 minutos para secarem completamente.

Usar esmaltes na manicure pode me contaminar de algum jeito?

Mito. Pois o produto não é suscetível a contaminação microbiológica.

Esmaltes escuros fortalecem e aceleram o crescimento das unhas?

Mito. Os esmaltes escuros não contem nenhuma substância que possa fortalecer a unha. As substâncias encontradas em esmaltes comuns como o formaldeído (tóxico), o tolueno e o benzeno (solventes agressivos) fazem o trabalho contrário. Além de enfraquecerem, são perigosas para as pessoas mais sensíveis nesta área. Antes de comprar algum vidrinho de esmalte, confira se o mesmo é livre destas químicas. E caso ocorra alguma alergia, antes de qualquer coisa, o melhor é procurar um médico, pois ele fará testes que irão dizer qual foi realmente o problema.

As unhas da mão crescem mais rápido que as do pé?

Verdade. As unhas da mão crescem 3mm por mês, enquanto as do pé crescem só ¼ disso. Ainda não se sabe o porque, mas acredita-se que seja pela maior circulação sanguínea nas mãos.

Unhas quebradiças representam algum problema?

Em muitos casos, unhas quebradiças podem sinalizar problemas internos como anemia, alterações da tireóide, distúrbios hormonais e déficit de nutrientes como zinco e cobre. Portanto, ao notar que as unhas estão quebrando com facilidade, procure a avaliação e o tratamento com um dermatologista.

Devemos nos preocupar com alterações da coloração das unhas?

Depende. Aqueles pontos brancos que muitas pessoas chamam de "presentinhos" não são problema. Geralmente, estão associados a pequenos traumas das unhas. Já colorações amarelas, esverdeadas ou brancas extensas merecem preocupação, pois, se estiverem associadas ao descolamento da unha, podem indicar a presença de micoses.

É importante ter material próprio para os cuidados com as unhas?

Sim. Monte um kit com tesoura, alicate, cortador de unha e lixas descartáveis, e não compartilhe com ninguém, nem com a (o) melhor amiga (o). Leve-o sempre à manicure e não se esqueça de higienizá-lo após o uso.

Cuidar das unhas com podólogo é fundamental?

Depende. Se você não apresenta alterações ou problemas como encravamentos ou micoses, pode cuidar em casa ou com a manicure. Cheque sempre se o podólogo esteriliza com autoclave (calor úmido) e o material deve vir embalado a vácuo em plásticos transparentes e não em caixas de metal.

Por último a dúvida mais frequente, algumas manicures dizem para as clientes que o mais correto é que elas deixem as suas unhas sem esmalte alguns dias antes de ir novamente a manicure para que assim a unha possa “respirar”, isso é totalmente mito, pois as nossas unhas tem em sua constituição células mortas com queratina, ou seja, elas não têm nenhuma necessidade de “respirar”, na verdade o que pode acontecer é o enfraquecimento ou ressecamento das unhas de acordo com as químicas contidas nos esmaltes e que se tratam de maneira agressiva às unhas.

Se você deseja ter uma unha saudável, é sempre bom procurar as linhas de esmaltes que não agridem as unhas e que estão totalmente livres destas substâncias que são tão tóxicas, para averiguar se elas estão na composição dos esmaltes, é só olhar na especificação de cada um, se você comprar e utilizar essas formas de esmalte poderá esmaltar as unhas todos os dias sem medo e sem intervalos, com a certeza de que elas não ficaram enfraquecidas, ressecadas ou agredidas e sem brilho.

Agora que você já está antenada sobre os mitos e verdades sobre o cuidado das unhas, cuide das suas e tenha as unhas mais saudáveis e brilhantes do que qualquer um já viu.

Comente com o Facebook:

6 comentários:

  1. AMEI o post ... tirou várias dúvidas que eu tinha, Obrigada =)

    Boa semana para todas

    Beijinhus

    ResponderExcluir
  2. Muito bom neah. Eu tinha minhas dúvidas sobre, e a Ana Claudia acertou em cheio com esse post !
    BeijoO!

    ResponderExcluir
  3. tiiiia nao esquecendo mais ja lembrando, digi a todas que as cores quentes como vermelho, coral estao de volta com tudo nesse inverno. no so nas unhas como nas maquiagens abuse do calor!

    ResponderExcluir
  4. adorei muita saber mais sobre saumhas.

    ResponderExcluir
  5. Fico feliz que tenha gostado Dayana ^^
    Não deixe de nos visitar, logo menos postaremos mais matérias sobre unhas e seus cuidados !
    Obrigada por sua visita e comentário querida!
    Beijos!

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para nós ! Comentando você nos ajuda a saber quais tipos de post estão agradando nossos leitores e assim melhorar o blog cada vez mais ! Lembrando que todos os comentários ficarão disponíveis mediante aprovação, pra ninguém ficar sem resposta :) Muito obrigada por sua visita e comentário !! ;*

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Layout: Bia Rodrigues | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©