10/09/2012

Postura de blogueira!

Antes de falar como foi o Encontrinho de Blogueiras e Leitoras na Beauty Fair, gostaria de conversar um pouquinho com vocês.
Alguns stands não estavam recebendo muito bem nós blogueiras. Não preciso citar nome de empresa alguma aqui, só para gongar, já que cada empresa tem o retorno do atendimento que dá e merece.
O que me chocou foi a postura de algumas blogueiras lá na Beauty Fair.
Quando chegamos em alguns stands ao decorrer do dia, encontramos algumas blogueiras pelo caminho e ouvimos frases do tipo:
"Nossa, não entra nesse stand, eles não estão dando nada!"
"Onde você conseguiu essa sacola? Onde estão dando brinde?"
Ou quando uma menina chegou em um stand e só disse: "Tem brinde?" 

Acho que o que estava faltando por lá era postura profissional! 

Quando vamos à uma feira desse porte, procuramos é por INFORMAÇÕES, conteúdo para nossos leitores! 
Ganhar brinde é bom? É claro que é, você pode fazer uma resenha bacana dos produtos e com isso COMPLETAR o post com as informações que você tem. Se você não tem informações sobre um produto você não pode escrever sobre ele.

Rola desinteresse por blogs pequenos? Rola na maioria das vezes. Mas vamos pensar em uma outra perspectiva.
A empresa paga para participar da Beauty Fair, além de estabelecer parceiros comerciais, eles tem que divulgar seu produto. Quem pode melhor divulgar o produto: a blogueira com muitos seguidores, ou a com poucos seguidores?
Não estou dizendo que isso é certo, mas comercialmente falando, o que gera retorno para a empresa são os canais que podem divulgar para o maior número de pessoas.
Não adianta ficar gongando empresas por aí. 
A partir da hora que você escreve um blog, e as pessoas veem que seu conteúdo é bom, seu blog começa a crescer. Pode demorar, mas nada é instantâneo nessa vida. O Batom Rosa tem quase 3 anos, e foram nesses 3 anos que conquistamos a amizade, respeito e carinho de nossos leitores.
Seu blog crescendo, parcerias surgem, seu blog começa a ser procurado por empresas, desde que você tenha postura profissional, seu conteúdo seja bom e que tenha muitos seguidores.

Para mim uma postura profissional num evento desses seria chegar ao stand, se apresentar, e procurar por informações, conteúdo. Se a empresa te der um brinde, ótimo! Você poderá fazer um post completíssimo sobre os lançamentos. Caso contrário ótimo também! Você usa as informações que foram passadas pra você e escreve um post com conteúdo para seus leitores, afinal o atendente da empresa não ficou falando por 40 minutos com você atoa. Futuramente quem sabe essa empresa não se interessa pela forma e conteúdo que você passou para seus leitores e sugere lhe enviar novidades e releases para divulgar em seu blog?!

Não estou generalizando não, vi também muitas blogueiras com postura sim, mas eu realmente precisava conversar com vocês sobre isso.

E eu nem vou comentar sobre blogueira que trata leitor como fã.
Não estou aqui pra gongar a categoria de blogueira, porque OI?! também sou uma. Esse post é só pra algumas leitoras e amigas blogueiras lerem e refletirem.
Porque vocês já viram isso também neah?!

Comente com o Facebook:

11 comentários:

  1. Concordo plenamente com vc Isis, fiquei muito feliz em poder estar em dois dias na feira, conhecer melhor esse mundo pois nunca havia participado de nenhuma feira desse porte.
    Fiquei triste por te tido todo um trabalho de correr atras de cartões de visitas, e ao entrega-los em alguns stands, a pessoa mal olhava para vc...O meu blog, não tem muitas seguidoras até pq só tem 9 meses, mas percebi tambem q quantidade nao é tudo...tem q dar atenção a todas as blogueiras independente q o blog dela tenha 100 ou 1000 seguidores, pq nao adianta ter 1000 seguidores e nunca ter visitado 1 se quer..mas enfim...o que fiquei triste foi isso, nos comunicamos o mês todo no face encontrinho...e tudo bem q cheguei atrasada pq o lugar estava um inferno de lotado... mas cheguei toda empolgada para entregar o meu cartão a meia duzia de meninas q restavam ali no local e fui cumprimentar vcs, e simplesmente uma (q nem sem que era, e nem quero saber) falou ha tá agora dá licença para tirarmos foto!...blz...a outra fui abraçar pois conversei com ela muito pelo encontrinho e simplesmente ela me olhou com uma cara de esnobe, pegou meu cartão e disse "há Tá"...não fiquei triste pq nao consegui nenhum brinde dos sorteios fiquei triste pq vi, q alguma só estavam ali pq dos sorteios...mas enfim...escrevi muito, desculpe-me pelo desabafo...bjs

    http://kellyapaixonadaporesmaltes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagina Kelly! Nossa, foi tudo muuuito corrido por lá. Depois você me passa inbox quem fez isso? Nossa, foi super chata essa situação, minha cabeça tava a mil aquela hora nem vi isso acontecendo, tava preocupada com os horários que tínhamos de cumprir, você devia ter me falado! O horário que marcamos o encontrinho não nos favoreceu muito, pois as 17:00 todo mundo tinha que ir embora.
      Quanto ao tratamento nas empresas acho que ficou bem evidente neah. As meninas estavam comentando lá no encontrinho. Muitas não puderam comparecer ao mesmo, fique tranquila que vc num foi a única que não chegou à tempo. Eu me perdi na feira umas 3 vezes rs Eu achei o seu cartãozinho uma gracinha! É o preto que tem os esmaltes lindinhos não é?! Eu tô sem a minha bolsa aqui agora, mas é esse não é?
      Vc devia ter me falado lá na hora linda, depois do encontrinho o pessoal foi tudo embora, você devia ter ficado com a gente! :) Bjs

      Excluir
    2. Oi Ísis, o meu cartãozinho é esse mesmo...rsrs...mas deixa isso prá lá nem vale a pena ficar dando nomes até pq uma delas eu nem sei o nome....mas fica tranquila já passou, e bora marcar um encontrinho entre as blogueiras tenho certeza q vai ser super legal! E ano que vem já sabemos como é, ai dá para programar melhor né! bjsssss

      Excluir
  2. Oi Isis!
    Vou ser bem sincera!
    Não conhecia seu blog, até saber do encontro, achei uma oportunidade legal. Eu sou muito timida, e seria uma forma de conhecer outras blogueiras! Só que domingo aquilo tava infernal e não consegui chegar =(
    Ontem após a feira senti vontade de desabafar e falar, por isso fiz um post sobre o mesmo assunto.
    Acho que as marcas ainda não estão preparadas para dar atenção e atendimento necessário para as blogueiras.
    E acho que se você qr se levada á serio, você tem que tratar as pessoas com seriedade. Se você espera profissionalismo seja profissional tb.
    Admirei demais o seu posicionamento.
    E agora você ganhou uma leitora fiel.
    Te convido pra ir lá no Terapia Feminina, ver o post sobre o assunto.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Thalita! :)
      Assim que escrevi meu post, eu vi que você também tinha feito sobre o mesmo e corri pra ler! hahaha
      Só pelo fato das empresas já estarem tentando dar essa atenção e atendimento para blogueiras, acho que já é um bom começo. Há alguns anos atrás eles nem entendiam do que se tratava, e nem como esse nicho poderia favorecê-los comercialmente.
      Acho que estão no caminho certo, mas como em todo projeto, podem existir algumas falhas, mas nada que a experiência ganha com essas, não possam ser solucionadas nas próximas edições e anos.
      Essa coisa de trabalhar com seriedade e receber seriedade que você disse, é exatamente o ponto que eu queria chegar.
      Você só recebe aquilo que transmite.
      É uma pena você não ter conseguido chegar à tempo do nosso encontrinho, mas no ano que vem conto com sua presença!
      Obrigada por participar! :)
      Beijos!

      Excluir
  3. Menina, nossa palmas para vc! Em meio a tanta bobagem que ando lendo sobre o que é ser blogueira e agir de maneira adequada, eu supeeer concordei com o que vc disse.
    Quanto add, o Batom Rosa no face, já estava rolando os detalhes final do encontrinho e embora tenha certa curiosidade, acredito que ir a um evento como esse não é ir com pensamento de ganhar brindes ou somente se promover, vc vai em busca de informações para repassá-las as meninas que gostam de saber desse tipo de novis né? Então,vamos nos propor a fazer o que nos propomos à fazer: Postar e compartilhar nossas novidades, gostos,e feminices de meninas! Blogueira (famosa ou não), devemos ser respeitadas e agirmos sempre com muita ética e carinho!

    Bjins cor de rosa para TODAS blogueiras, de uma bloguerinha de apenas 2 meses e 11 seguidores!!rsrs

    Bjins Isis,

    Aline Fonseca
    http://alinenfonseca.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Aline!
      Acho que sendo blogueira 'véia' ou 'novinha', todas blogueiras devem agir com profissionalismo, ética, humildade e simplicidade. E é claro nunca perder o foco, de que você está lá para passar informações e ser amiga das suas leitoras e jamais auto promoção e muito menos enganá-las sobre algum produto ou marca em questão.
      Muito obrigada por participar!
      Beijos!

      Excluir
  4. Isis, que post tudo o seu!!!
    O meu blog começou fazem 4 meses e vem crescendo, mas além das dificuldades que a gente encontra pelo blog ser pequeno tem as dificuldades que vem de fora. Me irrita demais as pessoas que só querem brinde e usam o blog para consegui-los, me irrita por que eu acho que isso é um dos fatores da empresa não olhar para blogs pequenos, as pessoas já chegam e a primeira palavra que usam é BRINDE. Eu ( Graças a Deus) fui super bem atendida na maioria dos stands,um ou outro que foi o caos,mas acho que a postura é tudo. Chegar, pedir informaçoes, pedir para tirar as fotos, escutar, entregar um cartão de visita ( que as empresas gostam, pois entendem que você esta investindo no blog). Acho que o brinde é uma consequencia, eu adoro brinde, ganhei vários, mas eles só serão válidos se eu usa-los para enriquecer o post.

    Eu sou fão de vocês, fã por tudo isso que você disse e fã pelo profissionalismo de vocês.

    Deixo um beijão para vocês.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karin! Muito obrigada!
      As palavras chave nesse post com certeza são profissionalismo, postura e ética.
      Você tem razão, mostrar que está investindo em seu blog, e que trabalha com seriedade, isso só atrai a atenção e respeito das empresas.
      A boa e velha educação, abre portas. Você é bem tratado quando é esse tipo de tratamento que você usa na abordagem.
      Alias, a abordagem é se apresentar, mostrar que você é profissional, que realmente lhe interessa as informações que o atendente tem pra lhe passar, e que o brinde só é válido quando você tem todas as informações prévias. Você vai saber falar de um produto que não lhe interessa e/ou você não tem informações?! É bem dificil neah.
      Todo mundo gosta de ganhar brindes, mas eles não são consequencia de trabalho bem feito ou presente, e sim uma ferramenta de trabalho que você poderá usar pra enriquecer o seu texto.
      Muito obrigada por participar e pelo carinho!
      Beijos!

      Excluir
  5. Gostei muito desse post meu blog é um bebê perto do seu. Não criei com objetivo de ganhar din din mas é sobre a maquiagem que é um hobby lindo na minha vida que só chegou para me deixar mais contente!!! Adorei conhecer vocês!!! beijosss

    ResponderExcluir
  6. Oi Florzinhas, eu concordo plenamente e é por essas e outras que nós pagamos por certas pessoas.Eu vi cada coisa deprimente e minha amiga e marido viram tudo também.Fiquei super envergonhada com a postura de algumas meninas. Teve uma que até virou a cara para mim, pois eu estava com uma sacola e ela falou: Como vc conseguiu essa sacola? Por que deram para vc e não para mim? Eu vou voltar lá e vão ter que me dar senão faço o maior barraco!!! Acredita nisso? E sem contar que eu estava com meu esposo em um Stand esperando atendimento e umas meninas chegaram e começaram a pegar tudo da mesa sem autorização e começaram a comer sem parar.Me marido na hora me puxou e falou vamos embora senão vão achar que estamos junto dessas pessoas.Nossa até meu marido que não é da empresa reparou imagina as pessoas do Stand.Depois teve uma que eu estava preenchendo um cadastro puxou o note da minha mão e falou: Estou com pressa vc faz depois as meninas queriam que eu brigasse com ela, mas disse que não ia me nivelar a ela, pois tenho educação.Depois vi várias meninas exibindo seus brindes e até meio que disputando com as outras no face. Horrível!!!
    Na hora do encontrinho também vi algumas coisas, mas deixa para lá.É uma pena que certas pessoas tem atitudes assim.
    Bom, eu já desabafei no blog e aqui de novo kkkkkk, mas não pude me calar diante do post de vcs.Adorei e sucesso no blog
    Visitem o meu
    Beijosssssssssss
    http://belezaesermulher.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para nós ! Comentando você nos ajuda a saber quais tipos de post estão agradando nossos leitores e assim melhorar o blog cada vez mais ! Lembrando que todos os comentários ficarão disponíveis mediante aprovação, pra ninguém ficar sem resposta :) Muito obrigada por sua visita e comentário !! ;*

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Layout: Bia Rodrigues | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©