06/03/2013

Vamos falar de dieta !


Atualmente, temos fácil acesso à dietas e cardápios na internet, em vários sites e blogs. Mas será que tudo o que encontramos é válido? Vale a pena seguir essas “dicas” ? É seguro?
Pensando nisso, hoje trouxemos uma entrevista com a Nutricionista e Pós Graduanda em Terapia Nutricional, Thaísa Vilas Bôas, para solucionar todas essas dúvidas !


Batom Rosa: Uma coisa que é bem comum hoje em dia, é o “compartilhamento” de dietas. Uma amiga vai no nutricionista, pega um cardápio e repassa para as amigas. Isso é correto?
Thaísa: "Não. Cada indivíduo tem necessidades nutricionais diferenciadas. Talvez uma dieta que sirva para a amiga, não seja ideal para você. Somente um nutricionista é um profissional capaz de prescrever dietas adequadas para cada pessoa. Na elaboração de uma dieta, deve-se levar em conta a composição corporal da pessoa (massa muscular e gordura corporal), nível de atividade física, história patológica e objetivo do paciente."
BR: Existem vários tipos de dietas que circulam na rede, o exemplo mais famoso é a dieta da proteína. Como ela funciona?
T: "Neste tipo de dieta, o consumo de proteína chega a ser extremamente exagerado e o organismo responde rapidamente à perda de peso, porém, como falta energia para o corpo (carboidrato) a pessoa pode acabar depletando (perdendo) massa muscular -  Sem contar que o excesso de proteína pode-se tornar gordura no organismo. A quantidade de proteína adequada em uma dieta é individualizada e deve ser feita por um nutricionista."
BR: Outras dietas que se ouve falar muito por aí são a dieta do carboidrato e a dieta da sopa. Como elas funcionam? São saudáveis?
T: "A dieta do carboidrato consiste na restrição total ou parcial da ingestão de carboidratos . Os carboidratos são a principal fonte de energia no organismo, e só conseguimos queimar gordura quando temos carboidrato disponível. Como as pessoas dizem: “a gordura só é queimada na chama do carboidrato”. Em relação aos carboidratos, a única orientação válida para todas as pessoas, é o consumo preferencialmente de carboidratos integrais, que além de terem baixo índice glicêmico, são ricos em fibras e ajudam no bom funcionamento intestinal e na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) como a obesidade e o diabetes mellitus tipo II. Em relação à dieta da sopa ou também conhecida como a dieta da lua, o consumo de carboidratos e proteínas fica restrito, podendo afetar o funcionamento do organismo (o sintoma mais comum é visão turva, dores de cabeça, tonturas e até desmaios). Além de tudo se o consumo de água não for adequado, pode ocorrer sintomas como a prisão de ventre. "


Então tome cuidado com essas dietas que se dizem “milagrosas” e os cardápios que muita gente compartilha por aí. O certo é consultar o Nutricionista, que está apto a prescrever uma dieta que vai de encontro com as suas necessidades , garantindo assim a sua saúde!

Não se esqueça de se alimentar de 3 em 3 horas, beber muita água e praticar exercícios!

Quer fazer alguma pergunta à Nutricionista? Deixe sua dúvida nos comentários deste post, ou envie-nos um e-mail : contato@blogbatomrosa.com.br que ela responderá em um próximo post !


Para entrar em contato direto com a Thaísa, basta acessar a Fan Page da Clínica Avanço Saúde: http://www.facebook.com/AvancoSaude 

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