02/11/2013

Desabafo

Olá pessoal,

hoje a postagem vai ser mais um desabafo de algumas coisas que andam acontecendo e me angustiando em relação à blogsfera. 
Quando comecei o blog, há 4 anos atrás, não tinha muitas pretensões, era aquilo: 'se der certo deu, se num der, bom também!'. Comecei como um hobbie. Aí nessa onda de blogueira ser visto como profissão, bem, vamos atrás e profissionalizar a coisa toda, né?!

Pois bem, de uns tempos pra cá, tenho visto umas coisas que me deixam 'P' da vida! 

Blogueira pegando roupa em condicional para look do dia: Não acho legal isso, já que a pessoa está fingindo ter algo que não é dela, por mero status. Não seria 'mais bonito' dizer que montou o look em uma loja, do que ser flagrada com uma baita etiqueta nas fotos de look do dia?! Eu particularmente quando acesso um blog de moda, vejo o que a pessoa consegue fazer com as peças que tem no guarda roupas, como ela combina e tals. E a falta de sinceridade nessas horas mata.

Publicidade oculta: é grande a lista de videos no youtube de meninas fazendo um tutorial de make, e no meio do vídeo temos uma publicidade de um produto malocada. Acho isso o cúmulo! E vocês acham que as bonitas sinalizam como publicidade? Sinalizam sim, só depois que a galera cai em cima ou a tia Shame denuncia. 

Promoção pessoal: algumas pessoas criam um blog pra ter status, ser famosa. É claro que ser famosa pelo trabalho que faz é bacana, é um reconhecimento e tanto, mas me refiro à pessoas forçadas. Aquelas que bajulam outras, ou se aproximam de algumas pessoas pra benefício próprio sabe? Daquelas que você vê um dia falando mal de uma personalidade, e depois aparece a bonita bajulando a mesma criatura em outro post. Deprimente.

Photoshop exagerado: Tá, isso não é novidade pra ninguém. Tem algumas fotos de look do dia que a parede de fundo fica destorcida, uma panturrilha desproporcional... não vou ser hipócrita e dizer que nunca usei photoshop, usei sim, pra regular qualidade das fotos em relação à iluminação, mas nunca pra modificar meu corpo ou algo do tipo. 

Mentir qualidade de produto: Quando os primeiros blogs de beleza surgiram, era bem comum antes de eu comprar alguma coisa, entrar na internet e procurar alguma resenha em blogs pra saber se era bom ou não, e de acordo com isso eu comprava ou desistia de comprar o produto em questão. Hoje isso não é tão válido, já que a maioria (e não todas ok?!) das resenhas é patrocinada e a pessoa acaba sendo tendenciosa na hora de escrever sua opinião. O valor oferecido pela empresa pelo publieditorial influencia demais nessa hora, e a vontade de garantir mais mimos para um próximo post também.

Produtos desnecessários: Quem aí já viu tutorial de maquiagem onde são usados 20453 pincéis de uma determinada marca para fazer um olho só?! Se a qualidade das makes dependessem dos pincéis que são usados, a Alice Salazar não faria maquiagens tão lindas usando os dedos e pincéis baratinhos de esponjinhas! É uma 'empurração' de produto que não precisa, que não tem tamanho!

Leitor visto como fã: Acho que já comentei com vocês dessa história. Na Beauty Fair do ano passado se não me engano, eu e algumas amigas blogueiras encontramos com uma blogueira que é bem famosinha. Fomos conversar com ela, pra conhecê-la, bater um papo mesmo. A blogueira me vira e diz: "Ai minhas fãs! Eu adoro vocês" - nesse momento eu fiquei tipo: "Oi? Fã?", ela tirou uma foto com a gente, virou as costas e saiu se sentindo a celebridade. Vamos deixar uma coisa clara, leitor não é fã. Não existe diferença entre eu e você que está lendo isso aí do outro lado. O fato de você curtir ou seguir o blog não te faz meu fã, te faz um leitor do blog, e não fã de minha pessoa.

Descaso de empresas: Isso aconteceu não só comigo, mas com várias outras meninas. Fomos credenciadas para uma feira de cosméticos para fazer a cobertura do evento e realizar resenhas dos produtos e mimos recebidos. Fomos tão mal tratadas em alguns estandes, que nossa! Era como se a empresa estivesse nos fazendo um favor em nos passar as informações e o press kit para resenha no blog. Quero deixar claro uma coisa. A maioria dos produtos mostrados aqui no blog são comprados por mim, ou recebido de alguma empresa, mas não cobro nada por isso, faço porque gosto e não por interesse. Eu tenho condições de comprar os produtos para mim enviados (não sou ryyca, ok?! kkkk), mas não tenho condições de ter todos os produtos de todas as marcas pra postar e comparar aqui. Acho que é aí que algumas empresas não entendem. Não mendigo produto, ofereço espaço pra marca poder mostrar a qualidade de seu produto para meus leitores, e caso eu goste mesmo do produto, eu mesma continuo comprando dessa marca. O blog não depende de patrocínio, eu arco com os custos de layout, viagem à eventos do meu bolso, enfim, blog independente. Não estou aqui pra agradar à nenhuma marca ou ganhar dinheiro em cima disso, faço o que faço porque gosto!

Aí depois de essas e mais algumas coisas, eu fiquei bem desanimada em blogar. E coincidentemente a Élen também, pelos mesmos motivos. Então decidimos que o blog foi feito pra gente distrair, pra ser o nosso hobbie, nosso momento pra relaxar, compartilhar alguma coisa que funcionou pra gente no nosso dia-a-dia, que as vezes pode funcionar pra vocês também.
Não queremos depender de ninguém, e seremos sinceras sempre em relação ao que escrevemos aqui. Se eu disser que produto X é bom/ruim, pode confiar, é isso que eu acho mesmo. O mesmo se aplica à Élen. Não estamos aqui pra seguir profissão de blogueira, pra ser famosa, estamos aqui pra compartilhar informação, conhecer outras pessoas, fazer amizades e por um momento esquecer um pouquinho dos nossos problemas e falarmos de coisas que gostamos.

A partir de agora o blog vai ser mais pessoal, como foi feito pra ser. Não sabemos ao certo a frequência das postagens aqui, porque o blog não é uma obrigação, e sim uma diversão. Se alguma marca quiser mostrar seu produto aqui, ótimo! Ficaremos felizes em mostrar e receber esse apoio, mas isso não compra nossa opinião e serão todas sinalizadas como publicidade.

E vocês, concordam? Discordam? Quero saber a opinião de vocês quanto ao que era a blogsfera antes e no que ela se tornou agora.

Muito obrigada pela visita!

Beijo!

Comente com o Facebook:

11 comentários:

  1. Uau adorei gente acho que você disse tudo e mais um pouco do que muitas de nós blogueiras não conhecida quero dizer FAMOSINHAS sente... povo que mendiga produtos povo que mente povo que só que se aparecer Deus odeio isso e estou desanimada por todos esses fatos ai em cima que vc citou e muito mais Parabens Pelo post bjao Mih

    ResponderExcluir
  2. Adoreiiiii.......sobre seu desabafo....Descasos de empresas, falou tudooooooooooooo.....Bjuss Liss

    ResponderExcluir
  3. Nossa adorei o seu desabafo,concordo com tudo que vc falou,eu detesto entrar em um blog e ficar ouvindo falar de makes , roupas caríssimas que comprou em tal loja, gente a maioria dos leitores não tem esse dinheiro que muitas "blogueiras ostentam", essa não é a nossa realidade, eu tenho um blog que comecei a 2 meses e faço como hoby, pois quero passar o pouco que sei, gostaria até de fazer look do dia ,mas penso que vão falar que estou me achando e mesmo não tenho roupas para isso, mas me divirto em ter um blog meu para falar sobre o que sei....,mas não desanima continue mostrando o que sabe,e sendo sincera com os seus leitores isso é mais importante !!!! bbjjss http://reveleseuestilo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Gostei do teu dasabafo flor é isso ai mesmo! Eu estou começando a blogar a uma semana, decidir fazer o blog pra me descontrair e mostra coisas do meu dia a dia e me interagir com outras pessoas. mas não vou mentir estou meio resiosa em entra nesse mundo já que algumas blogueiras assim como você falou usam uns tipo 1000 pinceis e kits pra fazer uma pequena maquiagem. acho que com apenas as pontas dos dedos você tbm consegue fazer uma bela maquiagem. bjus...

    ResponderExcluir
  5. Gostei do teu dasabafo flor é isso ai mesmo! Eu estou começando a blogar a uma semana, decidir fazer o blog pra me descontrair e mostra coisas do meu dia a dia e me interagir com outras pessoas. mas não vou mentir estou meio resiosa em entra nesse mundo já que algumas blogueiras assim como você falou usam uns tipo 1000 pinceis e kits pra fazer uma pequena maquiagem. acho que com apenas as pontas dos dedos você tbm consegue fazer uma bela maquiagem. bjus...

    ResponderExcluir
  6. Disse tudo! As blogueiras estão muito superficiais hoje em dia, querem tanto sucesso que esquecem o quanto é bom postar coisas da nossa vida mesmo, sem ser para agradar as pessoas. Eu tento colocar o máximo de mim dentro do blog, acho que isso que é importante, mostrar quem somos. E eu acho que todos os blogs deveriam apoiar o Cruelty Free, já que querem fazer divulgação de marca de produtos, então que divulguem algo que fará o bem para o meio ambiente e principalmente para os animais!

    Ótimo post!

    BLOG: NAHBOA?!
    FANPAGE: NAHBOA?!
    TWITTER: NAHBOA?!

    ResponderExcluir
  7. Disse tudooooo!!!!! To sentindo a mesma coisa, e sem contar que você não falou... A "blogueiras de feira", que fazem o blog com uma semana de alguma feira para ganhar brinde e nós que vamos atras de novidades e informações, quando chega no stand somos destratadas... na BF mesmo, eu cheguei em um stand, a mulher nem perguntou meu nome e nem nada e já foi falando " não tem brinde" falei que ela blogueira, ela falou "ok, não tem brinde" e eu falei que não queria brinde, queria conhecer as novidades, ela falou pra eu ver a vitrine que tava la --"... Por que? Porque as caças brindes vão nos stands, pedindo brinde falando que é blogueira, ja chega fazendo a feira, ver alguem com credencial de blog, já vai perguntar onde pegar brinde... Ou pior! Aquelas que sai falando mal da empresa porque só mostrou e explicou as novidades e não deu brinde... Da vontade de espancar!!!!!
    E outra coisa, as "blogueiras" que não le o blog, e só comenta "segue?" Meu, isso é triste, não escrevi atoa, no minimo a pessoa tem que ler alguma coisa. Se não ta afim de ler, sai da pagina e pronto. E sem contar que tem umas e outras que comentando perguntando pra onde mando e-mail para ganhar os produtos das empresas :@
    Não estou postando muito, por causa disso, não peguei firme no blog desde o começo, mas quando peguei, vi que estava decaindo, mas o blog é uma válvula de escape, e onde eu posso falar o que eu quero, e o que me interessa no momento, mas vou continuar, pq eu gosto, me faz bem, mas torço para que o blogsfera volte a ser o que era...

    kisses ;*

    ResponderExcluir
  8. Já desabafei sobre o mesmo assunto no blog, e convenhamos tem muitas blogueiras que só querem ser o que não são. Tem uma em especial que sempre vejo com o look do dia na cabine. Tipo? Ela tem uma cabine em casa. ..Acho um absurdo, não existe só o look do dia para falar, temos sexo, homens, esmaltes, cabelos, pele, saude, dieta, fofocas, filmes, livros, estudos, carreira.. Tantos assuntos ..
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Gostei de tudo que li aqui. Parabéns.
    Concordo com todos os parágrafos.
    Bjos meninas.

    www.blogdajeu.com.br

    ResponderExcluir
  10. Hi! love your blog!

    I´m following you now. Would you like to visit my blog and follow me back?

    xx

    ResponderExcluir
  11. Gostei e concordo com tudo o que li.
    Parabéns pelo blog lindo,amei rs.
    Já estou seguindo se puder segue o meu também:
    http://semfrescura4.blogspot.com.br/
    Bjus...

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para nós ! Comentando você nos ajuda a saber quais tipos de post estão agradando nossos leitores e assim melhorar o blog cada vez mais ! Lembrando que todos os comentários ficarão disponíveis mediante aprovação, pra ninguém ficar sem resposta :) Muito obrigada por sua visita e comentário !! ;*

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Layout: Bia Rodrigues | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©